01 setembro, 2011

Mais que Servir - Importar-se.

"As pessoas não se importam tanto com aquilo que você sabe, conquanto percebam, de fato, o quanto você verdadeiramente se importa com elas" 
Dale Cornegie

Me chamem de "atrasada", mas só agora estou lendo o 'clássico' livro do autor acima, um dos indicados como must (read) para diversas profissões que lidam com o público, em especial na área administrativa e de vendas, onde se acredita que é preciso persuadir pessoas a fazer o que se acredita ser o melhor.


Mas o que é persuadir? De acordo com uma entrevista do professor Menichetti no site Adminstradores.com, as pessoas confundem "convencer" com "persuadir" como sinônimos. Veja o que ele diz:
"o termo "convencer" (cum+vincere = vencer o opositor) seria, tecnicamente, dissuadir o público com provas lógicas indutivas (exemplos) ou dedutivas (argumentação). É derivado da palavra vencer: a pessoa convencida foi antes de tudo "vencida" por uma argumentação. Assim, a pessoa convencida pode ou não agir de acordo com as ideias de quem lhe convenceu.

Por outro lado, quem foi persuadido, mesmo não concordando inteiramente com seu persuasor, acaba fazendo o que este lhe pediu, de livre e espontânea vontade. Persuadir é construir no terreno da ação: quando persuadimos alguém, esse alguém realiza algo que desejamos que ele realize.
A palavra persuadir vem do latim persuadere, que significa aconselhar ou "levar a uma opinião", e pode ser definida como a arte de apresentar argumentos apelando para a emoção do interlocutor com o objetivo de conseguir sua adesão. "


Ele acrescenta alguns exemplos aplicados ao mundo corporativo. Mas agora vem nosso momento de reflexão: e no campo de serviços, por que alguém que quer desenvolver-se profissionalmente precisa saber disso? Mais uma vez deixo o professor responder: para
"descobrir a real intenção das pessoas e, a partir disso, apoiar e ajudar para que elas consigam seu intento, indo além das simples necessidades ". Não é ótimo poder servir, fazendo com que todos ganhem muito mais que imaginavam? 


O setor de serviços, em especial, precisa olhar adiante e ver que o crescimento vai acontecer, e escolher seu posicionamento. Oferecer simplesmente mão-de-obra não é adequado, devemos oferecer apoio aos planos e sonhos dos clientes/ amigos. Imagine amigos vindo a Florianópolis: ficam em um bom hotel e saem para se divertir na vida noturna badalada da ilha. Ótimo. Agora imagine se eles conseguirem ganhar tempo com pequenos auxílios inesperados vindos da camareira, do segurança, ou mesmo uma sugestão diferente do barman ou garçom. Acrescentou algo na experiência deles?


Com certeza, e na do profissional também. Isso é o tal posicionamento, é olhar para frente e preferir ver a floresta, em vez de uma árvore. É você fazer parte do crescimento, não assisti-lo acontecer; é crescer junto, vencer barreiras e medos, não só aprender a ajudar alguém em outra língua, mas obter satisfaçao por isso, e querer mais. E, vai por mim, você vai descobrir que a frase que inicia essa reflexão tem tudo a ver.


Um comentário:

Mika o impiedoso disse...

E agora fiquei convencido, ou persuadido a gostar desse artigo. =)
Com certeza o litoral precis ade uma mãozinha para deixar o atendimento mais atraente.