15 setembro, 2011

35ª Travel Mart Latin America

Nesta semana, Florianópolis sediou mais um evento internacional, e desta vez o assunto era o próprio  Turismo! Já havíamos comentado aqui que a Travel Mart Latin America aconteceria em Setembro, trazendo nossa capital para o mapa do turismo internacional, mas veja os números:
  • 3 dias de excelentes negócios
  • 7 mil reuniões
  • 300 operadoras presentes no evento
  • mais de 500 empresas
  • 850 participantes, principalmente dos Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália

De acordo com a avaliação no site da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte:


"O turismo catarinense pode projetar um incremento de R$ 12 milhões já a partir do próximo ano. Estes são frutos colhidos nos negócios realizados na 35ª edição do TravelMart Latin America (TMLA), o evento Business-to-Business de serviços turísticos internacionais mais importante da América Latina encerrado no dia 13 de setembro.
Segundo o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o evento colocou Santa Catarina no cenário de turismo internacional. “A maioria das 300 operadoras internacionais, principalmente provenientes dos mercados norte-americano e europeu, não conhecia o estado e saiu daqui com a certeza de ter descoberto um novo Brasil, onde é possível observar baleias, degustar uma gastronomia de alto nível, tudo regado a paisagens paradisíacas e um povo hospitaleiro”, afirmou.
Com o saldo positivo, a meta agora é aproveitar a Copa do Mundo e convidar turistas do mundo todo para que eles venham conhecer Santa Catarina entre um jogo e outro. “Foi visível o contentamento dos profissionais que vieram para TMLA. Estas operadoras começarão a montar pacotes oferecendo várias opções de turismo no nosso estado já a partir deste final de ano. Quando a Copa do Mundo tiver começando, já seremos um destino conhecido de europeus, australianos, asiáticos e americanos”, comentou.
Apesar de Santa Catarina ser um destino caro para famílias que viajam do exterior para cá, o estado ganha em valor agregado, no que oferece como destino turístico. O turismo de negócios já coloca Florianópolis em terceiro lugar no ranking de capitais receptoras, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. “Com os novos invetimentos no Centro de eventos de balneário Camboriú a tendência é ultrapassarmos os estados concorrentes. Atualmente o turismo é responsável por 12,5% do PIB do Estado. A meta é chegar aos 15% nos próximos três anos”, garantiu Walendowsky."


Kite aproveitando o vento para subir!
Entre tantas coisas boas, uma das melhores notícias foi a promessa de investimento em qualificação profissional, já que o turismo já movimenta R$ 25 bilhões por ano em Santa Catarina, envolvendo 600 mil catarinenses. 


Esperamos fazer nossa parte, aproveitando esse sopro de animação e gerando muito mais profissionalismo. E antes que alguém levante a mão e diga "não é para mim", lembre-se do que já foi dito algumas vezes por aqui: desenvolvimento profissional é um caminho que só nos leva para frente, e depende de nós! Que tal fazer diversos workshops e módulos de aprendizagem e estar pronto bem a tempo, sem se sufocar? E de quebra, você tem mais base para saber onde se concentrar mais, quais as maiores necessidades e dificuldades. Uma coisa puxa a outra, não é?

Nenhum comentário: