02 março, 2011

Competência X Talento

Já ouvi muitas vezes, como professora de inglês, que alguns alunos não têm jeito para outras línguas. Além de ser uma afirmação polêmica, me espanta sempre pelos autores dessa frase: os próprios aprendizes. Quando alguém diz isso, será que querem dizer que não nasceram com algum software mental, onde bastasse fazer um upload de informações e tudo estaria funcionando? Porque, se for assim, estamos falando de um talento que não tenho visto muito por aí...


Não vou entrar aqui na discussão sobre múltiplas inteligências, que é fascinante e merece espaço exclusivo, mas sobre como podemos nos desenvolver para que nossa carreira, seja ela em qualquer área e cargo, tenha perspectiva de desenvolvimento. Se talento é definido como uma qualidade superior ou uma disposição natural, competência pode ser aptidão também, mas a capacidade de julgar e resolver algum assunto. E competências, além de poderem ser treinadas, podem ser escolhidas de acordo com os seus objetivos: desde as sociais, como empatia e a capacidade de formar e manter relacionamentos, mesmo em situações difíceis, até a administrativa, que integra conhecimentos, habilidades e atitudes - o famoso C.H.A.

É importante que chamemos à atenção as Competências de Suporte, aquelas que parecem ser somente parte de personalidade, mas que apoiam o crescimento de tantas outras: motivação, humor, criatividade, iniciativa, flexibilidade, saber trabalhar em equipe. É interessante observar que, mesmo sem que elas fossem o foco dos nossos workshops, o tipo de abordagem e interação em nossos workshops propiciam também seu desenvolvimento.

É claro que quando pensamos em competências profissionais, não podemos deixar de citar o empreendedorismo e a liderança, mas acrescentamos a busca por novos conhecimentos e constante atualização não deve ser esquecida!

Nenhum comentário: