15 março, 2011

Apertando a tecla SAP do seu ambiente profissional

Sabe aquela conversa sobre ter vergonha ou medo de falar (inglês) em público? Pode ser pior ainda no local de trabalho. Tem desde aquele colega que te corrige na maldade na frente do chefe, até o que é seu amigo e só quer te ajudar, mas não percebe que te deixa nervoso. Pior ainda, tem aqueles que não respeitam o seu "tempo de pensar" antes de responder, imaginando que está tendo problemas com a língua, e não com a melhor forma de formular certa idéia nessa língua...
Outro dia encontrei um blog de uma professora particular de inglês de SP que me chamou a atenção: "vencendo o medo de falar inglês". Ela usa uma frase muito interessante: quanto maior a responsabilidade, maior a pressão e, por consequência, o bloqueio. Parece óbvio, não é? Não, para muitos é difícil ver essa lógica, pois parece que, se você tem mais responsabilidades, é porque sabe cuidar delas. Mas na prática não é bem assim.
E como resolver isso? Estudando, praticando e... Relaxando, claro! Mais uma vez, não é tão óbvio assim, mas ter em mente que o que está em jogo ali é seu poder de decisão, não sua fluência em outra língua, pode ajudá-lo a não se preocupar tanto com interrupções e correçoes. E o jeito mais fácil disso acontecer é quando todos conhecem o "estilo" da pessoa também em outro ambiente linguístico. Então, fretamos um jatinho com a empresa toda para algum país de língua inglesa?

 É um pouquinho só complicado. Que tal levar esses mesmos executivos, secretárias e assistentes que já têm conhecimento da língua para, digamos, um final de semana, com diferentes abordagens culturais, completamente em inglês? Ufa, bem mais fácil!


E é isso que os programas de imersão fazem, geralmente. A vantagem de ser feito com os colegas, além da citada acima, é que podemos direcionar o vocabulário e tipo de linguagem para exatamente o tipo de interação profissional que estamos buscando. Além disso, cria um vínculo de cooperação, ao invés de competição ou impaciência no uso da língua, amplia os horizontes dos participantes ao apresentar novos elementos culturais e. Além disso, é uma delícia se "desligar" por 30 horas em meio à Natureza

Ficou curioso ou sentiu que é a sua chance? SWITCH.

Nenhum comentário: