09 março, 2011

O Carnaval e suas fantasias

Pois é, Quarta-feira de cinzas é mesmo tempo de se recolher, pegar os últimos vestígios daquela fantasia de folião e voltar a ser um cidadão respeitável, certo? Nãããão, já foi o tempo que ir brincar nos blocos ou na passarela era sinal de imaturidade, hoje vergonha é não aproveitar as oportunidades de viver cada vez melhor.
Mas, por incrível que pareça, isso não acontece ainda quando o assunto é a língua inglesa. Há muitas pessoas que têm o inglês pré-intermediário ou acima, mas sentem vergonha de falar e ser considerada esnobe ou ignorante, dependendo do grau de conhecimento da pessoa com quem está falando.


Carnaval e diferentes posições "sociais" me lembram a história das máscaras de Veneza. Inicialmente, os nobres se divertiam em bailes de máscaras, e o povo nas ruas. Depois, como os rostos por trás dessas belas fantasias eram um mistério, começaram a se misturar e comemorar juntos. E virou história e atração internacional...
Sabe aqueles vídeos do técnico Joel Santana, ou do jogador Anderson, por exemplo? Podem conter muitos erros, mas eles conseguiam se comunicar em um ambiente estranho. Além disso, pode-se dizer que estavam entre os melhores em suas profissões, e ganhando em rand ou libra . Enfim, vergonha por quê?

Algumas dicas:
  1. pare de tentar fazer traduções o tempo todo, principalmente "ao pé da letra". Existe um motivo real para que as aulas comunicativas sejam feitas de forma situacional, não simplesmente focada em vocabulário ou gramática. Assim a conversa não fica parando toda hora e não dá a impress~çao de que você não sabe "nada".
  2. pegue algo que realmente gosta e use-o para estudar. Música, livros, revistas de celebridades, o que for: fazer algo com prazer é quase garantia de aprendizado, e não é "esforço". Pronúncia e vocabulário, principalmente, são ótimos! E quando você for conversar e fazer uso deles, pelo menos vai ser um assunto familiar, que não vai te deixar inibido.
  3. Não corrija o colega que estiver se esforçando, ou ele é quem vai ficar com vergonha... Aproveite todas as oportunidades que tiver para conversar, sem medo de se "mostrar", porque tudo é aprendizado! Além disso, pode ser uma ótima oportunidade para você usar aquelas expressões de interesse que são mais culturais que gramaticais, ou ainda ver como é perfeitamente possível ser compreendido sem ter uma pronúncia BBC, deixando-o mais relaxado.
  4. Não fuja doas oportunidades. E essa frase dispensa qualquer explicação, não?
  5. continue estudando. Ás vezes precisamos de um ventinho para nos empurrar, mas depois precisamos pegar o embalo e fazer essa hélice girar!

Vale a dica: em junho acontece o Carnaval de Nova Veneza, no sudoeste do estado. Mais uma oportunidade para colocar a máscara, só espero que esta não seja para se esconder ;-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom!É importante que o aluno seja orientado para perder o bloqueio e que sentir vergonha é natural.
Keep doing this nice work!

Hugs