04 março, 2011

What about TEACHER DEVELOPMENT?


Pois é, quando pequenos aprendemos que tínhamos de respeitá-los, pois eles estavam lá para nos "ensinar", dizer as "verdades" que íamos precisar saber para crescermos e aparecermos. Mas hoje as coisas mudaram muito, do relacionamento professor-aluno à postura profissional e pedagógica.
A falta de respeito aparece nas manchetes de jornais, quando sabemos que algum profissional é agredido, ou pior, por pais e/ou alunos. Se os professores tentaram mudar por anos a imagem de "vocação à profissão" que muitos acreditavam necessária para a escolha pelo magistério, agora estamos voltando à ela, por que se não, quem se disporia a passar por isso? Aqui, como no post anterior sobre talento, vale sempre lembrar que não se nasce pré-determinado, mas constroem-se pontes e caminhos com nossas decisões.

Quem está no meio sabe que, felizmente, não é bem assim.E a prova disso é que, nessas novas relações, cabe muito mais a troca de experiência prévia entre professor e pupilos. A prática pedagógica também vem mudando, tornando muito importante que o profissional do ensino em qualquer área e nível não se acomode, "reciclando" não só conhecimentos, mas técnicas e atitudes também.
E essa atualização deve acontecer em diversos momentos da vida, não só nos de educação formal. De acordo com o British Council, orgão britânico responsável pelas relações culturais internacionais, treinamentos têm mais a ver com atividades e rotinas em sala, além do conhecimento técnico; desenvolvimento, por sua vez, é o que se faz para tornar-se um eterno aluno, que sabe onde quer chegar, planeja seu caminho e o segue.




Quer preparar aulas interessantes, com conteúdo atualizado? Melhorar sua pronúncia? "Fazer" com que seus alunos gostem de ler e escrever em inglês? É preciso treinamento em diferentes abordagens. Quer aumentar o prazer do que faz, ao ver que continua crescendo profissionalmente? Aprender a se dar Feedback (e aos outros, também!) construtivos? Continuar a ser o "professor pesquisador" que, tenho certeza, era na universidade? Desenvolvimento profissional. E quando se juntam os dois processos, temos o que eles chamam de "Educação de Professores":
E para saber mais um pouquinho sobre você mesmo, professor: no Facebook, onde sua network pode aumentar um pouquinho mais, ou mesmo no próprio site do British Council, na seção especializada para professores, um quiz para você refletir.
Ótimo final de semana e Carnaval!

Nenhum comentário: