21 março, 2011

Confirmando e criando novas expectativas

O Florianópolis Convention Visitors Bureau apresenta o resultado de uma pesquisa feita em 2010 sobre o perfil do turismo de eventos na capital, do turista ao impacto econômico. A cidade é hoje o quarto destino de eventos internacionais, melhorando em duas posições desde o último ranking, comentado neste blog em janeiro.
O resultado desta pesquisa, feita em parceria com a FGV, vai direcionar ainda mais os serviços e a capacitação de profissionais do setor, visando atender o público com este perfil. Apesar de, segundo a pesquisa, o percentual de turistas estrangeiros ainda ser muito baixo, isso está mudando, principalmente porque quase a totalidade visitava a capital pela primeira vez, mas afirmou ter a intenção de voltar.
Outra curiosidade que muito nos interessa é a procedência destes visitantes: dos países que desembarcaram mais para o turismo de negócios, os cinco mais foram Estados Unidos, Alemanha, China, Inglaterra e Uruguai! Houve ainda países com números não tão impressivos, como Bolívia, Colômbia, Suécia, Japão e Argentina, e outros, mais isolados. Assim, mesmo que o nosso mandarim esteja um pouco enferrujado, percebe-se que o inglês e o espanhol são, cada vez mais, utilizados em busca de um atendimento  que priorize o cliente - e sua "fidelização".


Mudando de assunto... Mas continuando a falar do turismo, desta vez de lazer e especificamente, o europeu: o estado de Santa Catarina tem começado a ser privilegiado nas agências que vendem pacotes turísticos para o público alemão, fugindo dos "exóticos" Rio e Bahia. Isso foi confirmado pelo presidete da Santur e o Secretário do Estado de Turismo em Berlim, durante uma feira no mês de março: o trabalho de divulgação iniciado em 2003 tem dado frutos, levando cada vez mais produtos catarinenses para o mercado alemão e trazendo um número maior dos turistas que mais gastam em viagens...
E como vamos atender a essa demanda? Aprendendo todos os idiomas? Que tal simplificar ao capacitar profissionais diversos a dar informações básicas e ajudar o cliente "naquele momento" em duas das línguas mais faladas mundialmente? É a chance de SALVAR CLIENTES...

Nenhum comentário: