30 março, 2011

Empresariando

Quando você pensa em línguas estrangeiras, em particular o inglês, logo vêm à mente longas e tortuosas aulas do colégio, ou ainda anos e anos estudando em curso livre de idiomas? Sinto dizer, mas você é parte de uma maioria formada por adultos em diversas profissões, inclusive executivos e diretores, que apesar da necessidade e empenho, ainda não falam a língua inglesa. Muitos lêem bem, alguns conseguem compreender razoavelmente quando ouvem, mas ao precisarem falar ou escrever, deparam-se sempre com o mesmo problema: não foi suficiente.

Somos contra discriminação de escolas e métodos, e acreditamos que todas as pessoas são capazes de aprender de uma maneira ou de outra. O que é imprescindível é que desenvolvam estratégias de compreensão e aprendizado, de acordo com o que lhes é oferecido na língua, e autonomia, para buscar o que está além. Muitas vezes, no entanto, é preciso aumentar de alguma forma a oferta de oportunidades de praticar o que já se sabe, e desenvolver aquelas competências que estão enferrujadas ou mesmo inexploradas.


A Consultoria, nestas horas, pode ser uma boa opção se a comunidade onde o inglês precisa ser mais desenvolvida é no dia-a-dia da própria empresa. Há diversas atividades que podem ser aplicadas para que, mesmo em níveis de conhecimento diferentes, se incentive os funcionários a se envolver no crescimento pessoal e profissional que saber uma outra língua traz.

Algumas idéias que podem ser colocadas em prática se adaptadas a cada realidade:
  • Comunicação Interna
  • Desempenho na língua e Auto-avaliação
  • Entrevistas

Por outro lado, muitas vezes é preciso capacitar os líderes para a função de orientar seus funcionários em suas próprias buscas, da forma mais profissional posível, para que não alimente o medo ou vergonha de falar, como já comentamos aqui. Além disso, muitas vezes é esse líder que bloqueia seu próprio progresso, como instigar os outros a avançar? Neste caso, a idéia é trabalhar de forma individualizada, como por exemplo:
  • Atualização (alicerçado pelo domínio da língua estrangeira)
  • Cultural clashes e como evitá-los
  • Language Coaching
Não, desta vez não vou falar de imersão, o assunto merece um post só para ele, em breve!


(Este post foi inicialmente publicado em 30/03, mas seu link não estava funcionando por algum motivo misterioso. Por isso, foi republicado na mesma data)

Nenhum comentário: