28 fevereiro, 2011

Mas, afinal, por que DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL?

Estou devendo, semana passada só teve 1 post! Mas foi um período bem corrido - e muito interessante para a Usina Eólica. E uma das muitas dúvidas que se repetiram durante as reuniões foi o motivo de termos escolhido "desenvolvimento profissional" como meta, e não "idiomas", "workshops" ou outros. E ter que justificar certas escolhas é muito bom, porque somos obrigados a rever conceitos e ter certeza de nossos caminhos.
Mas, afinal, o que é desenvolvimento? Gosto da definição da Wikipédia: em geral, "um processo dinâmico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução". Não é um ato único na carreira, mas diversas ações tomadas ao longo desta, não só para capacitar o profissional, mas principalmente para que o ser humano possa ampliar cada vez mais seu potencial de crescimento. É um círculo virtuoso onde uma pessoa não só descobre que pode "tomar as rédeas" de suas decisões, mas que esses novos caminhos a ajudarão a planejar onde querem chegar, e como fazê-lo.

                                                                       Imagem: Jascha Hoste

Essa atitude, ao contrário de décadas atrás, não se restringe ao executivo em ascensão, mas deve ser pensada por todos em termos de melhoria como um todo. É claro que não se pode planejar sua carreira sem pensar em capacitação, mas o conhecimento técnico não é a maior habilidade do profissional de hoje - e amanhã: a maioria das empresas  de futuro sabe valorizar o funcionário que tem capacidade de encarar desafios afim de aprender coisas novas e gosta de trabalhar em equipe. Tudo deve vir em um só pacote, junto com a conhecimento real dos resultados que se espera alcançar e a iniciativa de persegui-los.

Nenhum comentário: