17 março, 2011

Saint Patrick's Day e a importância da cultura

Para quem não sabe, e até diria a maioria das pessoas, hoje é comemorado o dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda - que, por sinal, está comemorando desde ontem, até domingo, já que agora podemos dizer "Saint Patrick's Festival". Como a cor do país é verde (a ilha é chamada de Emerald Island), e o símbolo um trevo de três folhas, acostumou-se a comemorar este dia com esta cor. Em lugares onde a imigração irlandesa foi intensa, em especial algumas cidades dos EUA, rios literalmente tornam-se verdes, há desfiles, shows e, claro, muita gente comemorando em bares (ou pubs). Aqui em Floripa há alguns "pubs" que estão também na festa, sempre servindo a cerveja escura que é quase como um símbolo nacional irlandês, a Guinness. E tenho certeza de que muitos clientes estarão se sentindo em casa, ou pertinho dela!

OK, você não gosta de cerveja, ou mesmo do sabor único de uma pint (!!) do líquido escuro e amargo que é tão cultuado. Talvez você nunca tenha ido à Irlanda, não seja católico, nem goste de verde. Mas, se você fala uma língua estrangeira, este post é para você também. Porque é o exemplo perfeito de diferenças culturais que devem ser respeitadas para que você não seja somente mais uma pessoa que sabe palavras e frases em outro idioma, sem se dar conta do quanto isso reflete do povo que o fala.
Segundo a organização do Festival, ele existe para refletir os talentos e conquistas do povo irlandês. É, também, uma ótima oportunidade para saber mais sobre o país e não dar gafes... Como chamá-los de ingleses ou ler alguma palavra em irlandês e achar que é somente um dialeto, por exemplo...


Uma curiosidade: este dia foi escolhido por ser o aniversário de morte de São Patrício, que usava o trevo para explicar aos pagãos sobre a santíssima trindade católica, MAS... A planta também já era sagrada para os celtas,  e durante o controle da ilha pelos ingleses, quando sua língua e religião foram proibidas, muitos habitantes ostentavam esse símbolo nacional com orgulho contra o governo.
Cheers!!

Nenhum comentário: