12 agosto, 2011

Mais uma sobre redes sociais?

Pois é, já comentei por aqui, em junho ainda, que hoje é muito mais fácil praticar qualquer língua que se está estudando devido a todos os recursos que a internet trás. Inclusive, comentei sobre a idéia de colocar seus softwares e websites na opção "inglês", por exemplo, quando possível, de forma a aumentar sua exposição a ele.

Mas, para quem quer mais interação, as opções estão aumentando, e com muita qualidade. Em tempo de redes sociais, nada melhor que se juntar a uma onde você pode praticar sua nova habilidade, com estudantes nativos ou não. Além de aprender coisas novas, vale muito a pena para nós, brasileiros, que vamos nos preparando por muito tempo de acordo com a demanda do mercado, mas não temos a oportunidade de usar... Como diz a descrição da Italki, "não seja uma destas pessoas que nunca usou a língua estrangeira para se comunicar com alguém!"

Além dessa, a Fluent Future faz uma conexão com professores online, muitas vezes próprios usuários que se cadastram como tal de acordo com sua proficiência. A Live Mocha, aparentemente mais conhecida por aqui, apresenta esse trabalho como "bônus", não "profissão" para o participante, pelo menos por enquanto... Já o Shared Talk e o Busuu enfocam mais a troca de experiências, nativas ou não.

O trabalho delas parece estar dando tão certo que os números impressionam e as grandes editoras tradicionais de dicionários e ensino de língua estrangeira já estão buscando parcerias: Pearson, Collins, Macmillan, PONS, entre outras. Isso garante uma profissionalização gradual em relação à conteúdo e qualidade dos exercícios oferecidos. Mas, mesmo que por ora seja mais uma rede social, com certeza vai abrir muitas portas para novas experiências. E quem sabe alguém ainda ganha um convite de estadia na casa de algum amigo virtual?

Nenhum comentário: