17 agosto, 2011

O Poder de "escutar"

Que somos fãs de 'idéias que merecem ser espalhadas', todo mundo já sabe desde o port sobre o TEDx Floripa. O que espero que muitos saibam também é que elas podem continuar soltas ao vento por aí, nos excelentes TED Talks disponíveis no site oficial. E foi justamente lá que re-descobrimos como usar o som em nosso dia a dia, em uma palestra do TED Global de 2011, em Edinburgh, Escócia.

Em sala de aula, é muito comum ouvirmos a referência ao Listening como uma atividade "didática" como outra qualquer. Mas, assim como a leitura não mede apenas seu trabalho de "interpretação" de letras em palavras- em frases- em idéias, saber escutar é fazer sentido do que se ouve, e uma ferramenta poderosa de desenvolvimento.

Nosso anfitrião Julian Treasure, consultor especializado em como usar o som(!), mostra como "Listening" está ligado a filtros- cultura, linguagem, valores, crenças, atitudes, expectativas, intenções- que definem o que de fato retemos quando ouvimos, cerca de meros 25%. E, o que é pior, devido ao excesso de barulho a nossa volta, o que era importante para nos situar no "tempo e espaço", escondeu-se em fones de ouvido que são apenas "bolhas" individuais e isoladas . O que era recompensa no "prestar atenção", perdeu-se, e talvez precise que alguém "grite" para ser ouvido, sumindo ainda mais sutilezas que fazem "ouvir" um processo mental de construção da sociedade em que vivemos.

E o que tudo isso tem a ver com aprender uma língua estrangeira? Julian vai mais longe, e afirma que "Listening" deveria ser ensinado mesmo na sala de aula de sua língua nativa! Isso porque vivemos em sociedade, palavra que traz implícito em seu conceito que "seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum", onde a comunicação, em todas as suas nuaces, é importante. Não basta "ter uma idéia" do que foi falado para que seja possível escolher uma entre múltiplas escolhas, ou uma palavra específica em meio a frases, para preencher um espaço em branco. Para que, ao buscar compreender um diálogo, durante uma aula,  quando não vemos os participantes, percebamos diferentes vozes e sons que os e nos rodeiam, e quando chegar o nosso momento, possamos usufrui-lo de forma plena em sua essência*. E não é isso que queremos quando estudando outra língua?

Criando a nossa realidade
1-Prestar atenção real na pessoa com quem você conversa
2-Demonstrar interesse, mesmo audivelmente (hmm, certo, entendo)
3- Concluir, retomando os principais pontos
4-Perguntar algo, no final - acho que se você realmente a ouviu, com certeza haverá interação.

Por fim, mas muito importante, é tentar compreender o que os outros estão dizendo sob dferentes pontos de vista, ou filtros, como falado no início. Além de divertido, ajuda muito na formação da consciência cultural que devemos ter quando estudando novas línguas.

*(Em inglês, o acrônimo apresentado foi RASA: receive, appreciate, summarize, ask, que significa essência em Sânskrito)

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