22 agosto, 2011

Riscos saudáveis

Recentemente, abrimos as inscrições para os finais de semana de imersão, sendo o de nível intermediário voltado para  Tecnologias e o outro Geral, para iniciantes. A resposta inicial é sempre a mesma: "Como assim, passar o final de semana apenas falando inglês? Eu não sei nada" ou ainda "Mas eu vou ter vergonha de falar com pessoas em inglês... Gente que conheço/ nem conheço"... São as que mais ouvimos, e para nós as mais incoerentes.

Imagine a situação: você viaja para outro país e precisa se apresentar, cumprimentar pessoas, pedir informações, comprar, visitar, dormir... Enfim, nosso argumento é: não é melhor ter treinado antes? Ou as pessoas nunca pretendem viajar, conhecer outros lugares, novas culturas? Muitos alegam que devem estudar primeiro aqui no Brasil, para ter uma base e daí, sim, viajar. Mas então ouvimos de alguém que já está nesse estágio que vai ter vergonha (de falar com pessoas que conhece) ou medo (de falar com pessoas que não conhece)... Não parece estranho? Você não tem sempre a oportunidade de praticar o que estudou, ainda mais em um curso com vocabulário personalizado em sua área de atuação... Então, o que mais você vai ficar esperando?

É um círculo vicioso, que só podemos quebrar enfrentando, correndo o que chamos de "riscos saudáveis". É saber que não será fácil, mas que podemos; que haverá ajuda, se estivermos dispostos a (pedir e) recebê-la; é aceitar quem está ao seu lado como companhia de jornada, não desconhecido; tentar, simplesmente. Já foi dito e publicado na net... "Vida = Risco": então por que se negar melhores experiências?

Ficamos em chácaras rústicas, pois o objetivo é praticar o tempo todo sem muita distração, mas não é chato, porque, embora tenhamos algumas aulas, a aprendizagem acontece enquanto "vivemos" diversas atividades, como caminhadas para cachoeira, jogos... Parece chato?



O programa inclui:

  • Programa de imersão (24horas de atividade + descanso)
  • Material didádico teórico e exercícios (6 horas, totalizando 30horas-aula)
  • Aulas, atividades e material de apoio completo
  • Hospedagem e todas as refeições, exceto pedidos especiais ou certas bebidas
  • Transporte, ida e volta, a partir de um ponto previamente combinado
  • Certificado
Vai dizer que não dá vontade de encarar os medos de frente?

Nenhum comentário: