08 julho, 2011

Independence Day

Existe uma geração que reconhece o título deste post por causa de um filme de 1996, assustador para quem acredita em aliens, inovador para quem gosta de efeitos  visuais, um sucesso comercial considerável. Mas na época, o filme atraiu muitas críticas por seu nome e "data" (a história começa em 02 e termina em 04 de julho): Dia da Independência Americana.

O curioso nestas discussões é que há mesmo o estereótipo americano, em todo o mundo, que os mostra orgulhosos de seu país e suas conquistas. A famosa imagem "stars and stripes" (estrelas e listras, uma alusão à bandeira estadunidense) encontra-se por todo o mundo. Mesmo assim, a discussão continua, e agora o inimigo "mora ao lado". Os Republicanos (políticos da ala direita) são acusados de terem se "apropriado" destes símbolos nacionais para suas causas durante o século XX, e até mesmo influenciarem crianças com as festividades, delineando o futuro pólítico da nação. 

Teoria da Conspiração? A informação veio de um relatório publicado pela Universidade de Harvard... Mesmo assim no país inteiro, durante a semana da independência, há feriados, jogos e concertos comemorativos e diversos shows de fogos de artifício, como estes lançados a partir do Monte Rushmore (aquele famoso monte onde estão esculpidas as faces de quatro presidentes: Washington, Jefferson, Roosevelt and Lincoln). Patriotismo ou politicagem, é um belo espetáculo, uma lição de história e antropologia. Como toda nação soberana, eles merecem o parabéns pela conquista.

Editado em 14/07/11

Nenhum comentário: