21 outubro, 2011

Pensando em um certificado internacional de inglês?

Muitas vezes, um certificado reconhecido internacionalmente pode ser a diferença para sua carreira - como "ser contratado" ou "não" ;-) Mas, embora muito se fale, às vezes ficamos mesmo na dúvida, porque surgem muitas siglas nessa hora : TOEFL, TOEIC, IELTS, CPE (ou CAE ou FCE), entre os mais citados. Mas quais as diferenças e as vantagens entre eles?


Para começar, o TOEFL e o TOEIC são estadunidenses, ou melhor, administrados pelo Educational Testing Service (ETS - outra sigla!) e uma subsidiária, respectivamente. Seus objetivos, porém, são diferenciados: o TOEFL é voltado para o ingresso em Universidades norte-americanas, enquanto o TOEIC atesta a proficiência mais generalizada para o mercado de trabalho. Ambos são classificatórios, ou seja, não há uma nota para "passar": até 120 pontos para o internet-based TOEFL, (iBT, mais comum no Brasil) e 990 para o TOEIC. Por fim, e muito importante, ambos têm validade de 2 anos.

Já do outro lado do Atlântico, o IELTS e os exames Cambridge Esol são os correspondentes dos certificados acima, com algumas diferenças. O propósito do IELTS é semelhante ao do TOEFL - acadêmico e com duração de 2 anos, porém de responsabilidade da UCLES (mais uma... Um departamento da Cambridge University), do British Council e do IDP - Education Australia. Ele também é muito usado para fins de migração em países como Austrália e Nova Zelândia, porém atente para a versão: Academic ou General Training.

Os exames de Cambridge, por outro lado, são os equivalentes ao TOEIC, ou seja, mais usados para fins profissionais, embora universidades do Reino Unido geralmente o aceitem. Tem, contudo alguns diferenciais: não tem prazo de validade(!) e você precisa tirar A, B ou C para passar (notas até E); além disso, dividem-se em 3 provas principais (FCE, CAE, CPE), e você escolhe sua melhor opção de acordo com o conteúdo cada vez mais complexo, a partir do Upper Intermediate.

Fora saber onde você quer chegar, a pergunta pode ser "de onde você deve partir". Se a questão é física, saiba que não é preciso sair do Brasil para fazer esses testes e obter uma certificação internacional, há diversos centros e escolas que aplicam não só os testes, como oferecem excelentes cursos preparatórios. Já se a questão é quanto ao nível linguístico, uma estadia no exterior antes do exame pode lhe beneficiar, porque nos "níveis" mais altos sua proficiência é assemelhada a de um nativo.

Aproveite o vento para alçar vôos mais altos!

Nenhum comentário: