20 junho, 2011

Dia do Espanhol



Pela segunda vez, a Fundação Memorial da América Latina se abriu para comemorar o Dia do Espanhol, no sábado, 18 de junho. Como no ano passado, durante o dia inteiro, em vários espaços do seu conjunto arquitetônico, em sucessão ou simultaneamente, várias manifestações artísticas fizeram-se presentes, muitas com a participação do público. 

Foi produzido para a festa um verdadeiro festival gastronômico, com restaurantes que proporcionam a degustação de especialidades de várias regiões latino-americanas – comida mexicana, paella, empanadas, doces peruanos e também comidas regionais típicas do Brasil. Durante todo o dia, funcionou no Memorial, ainda, uma feira de artesanato hispânico e livrarias especializadas em publicações em espanhol.

Organizado em todas as cidades onde há uma filial do Instituto Cervantes, o Festival Dia do Espanhol foi realizado simultaneamente em 78 cidades em 44 países. Pela importância cada vez maior do Brasil no cenário internacional, pela pujança da cultura urbana de São Paulo e pelo interesse estratégico castelhano – já que a oferta do ensino do Espanhol como segunda língua se tornou obrigatória no país – o Dia do Espanhol paulista é o maior do mundo, com mais atrações e participantes. Em uma cidade acolhedora, aberta e multicultural como São Paulo, o Dia do Espanhol ganha uma dimensão muito especial ao ser celebrado no Memorial da América Latina, o lugar por excelência de encontro de todos os povos americanos.

No encerramento dessa grande festa o grupo espanhol Emotique  – conhecido internacionalmente pela mescla de tecnologia, interatividade e artes cênicas em seus trabalhos (www.emotique.com)  exibiu seu espetáculo multimídia São Paulo Imaginado. A performance  criada especialmente para o evento combinava vídeo mapping, videoarte e fotografia, criando um território imaginário a partir da cidade. O resultado da soma dessas mídias foi projetado sobre o prédio do Auditório Simón Bolivar e acompanhamento de música eletrônica criada ao vivo.


O Dia do Espanhol é uma forma de celebrar a presença da cultura espanhola no Brasil e no mundo. O crescimento da importância da língua espanhola no Brasil torna ainda mais importante a existência de um espaço onde seja possível ter contato com as mais diversas expressões da cultura em espanhol. Neste espírito, a edição paulistana do evento celebra o idioma como instrumento de comunicação intercultural e comercial, reunindo manifestações artísticas de toda a América Latina, do Brasil e da Espanha.

Fonte: Memorial da América Latina

Um comentário:

Mika o impiedoso disse...

Muito legal essa iniciativa, onde as pessoas podem conhecer mais de outras culturas, ainda mais com um língua tão parecida com o potuguês. Gracias a los hermanos.