04 maio, 2011

Sob medida, personalização, customização, tailor-made

Não importa o nome ou em que língua, a tendência é essa. A generalização da cultura de massa continua aí, ativa como sempre, mas perdeu uma parcela essencial de seu público, justamente aquela que quer fazer a diferença. Do porteiro ao gerente, são profissionais que querem ampliar suas competências e superar as expectativas dos empregadores. Encontrei uma palavra em uma agenda antiga que resume tudo isso: o profissional quer ser "meta-competente", ou seja, saber não só em que é bom, mas auto-analisar por quê (qualidades humanas) e como melhorar (desenvolvimento profissional).

Mas isso realmente não é fácil, porque não nos conhecemos tão bem. Como vamos nos preocupar com pequenos detalhes essenciais, se muitas vezes precisamos nos conhecer primeiro? Para ajudá-lo a desenvolver sua carreira, algumas perguntas qye você pode se fazer- em relação a aqualquer língua, inclusive o Português - ampliam seus horizontes. Por exemplo, você já pensou no tipo de linguagem que usa em seu ambiente de trabalho (formal, informal...)? Como você contata seu cliente, por e-mail, mensagens, conversas telefônicas, pessoalmente? Seu papel é servir, informar, apresentar, vender ou dialogar? 

Pronto, se você fez esse exercício, já vai perceber qual é seu campo de atuação. A próxima questão é: como você está se saindo? Neste caso, vale você se "auto-avaliar", observando e anotando suas atitudes, e também perguntar aos outros. Pedir um feedback não é ruim, mesmo que não seja o que você estava esperando ouvir (em geral, elogios); pelo contrário, críticas construtivas devem ser sempre muito bem vindas!

Mas onde entra a tal "moda" da personalização? Bem, suponho que você tenha feito um exame "de atuação" e descobriu seus pontos fortes, fracos, e idéias para melhorar a todos. Agora você não vai perder tempo fazendo um "curso geral" que vai passar por pontos já seus conhecidos, não é mesmo? Por outro lado, se você não conseguiu responder alguma delas, o responsável pelo conteúdo que você quer contratar vai ajudar nessas dúvidas que surgiram, antes mesmo de começar. Quer mais personalizado que isso?


May I help you?

Um comentário:

Mika o impiedoso disse...

Customização é a palavra de ordem no momento. No marketing ocorre com a procura de nichos específicos para atingir cada grupo ou tribo existente. Hoje existem muitos trabalhos bem específicos mas conhecer as áreas que são interligadas a sua é sempre interessante.