10 maio, 2011

Hotelaria: Tendências & Oportunidades

De 04 a 06 de maio, o Centrosul foi invadido por profisionais buscando uma solução para melhorar o atendimento ao turista no nosso pequeno paraíso. Promovidos pela ABIH-SC, o 25º Encatho (Encontro Catarinense de Hoteleiros) aconteceu ao mesmo tempo da 23ª Exprotel (Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria), e nós da Usina Eólica fomos, claro, conferir as tais tendências e oportunidades.

Descobrimos muita coisa interessante! Para começar, o trabalho de promoção internacional desenvolvido pela Embratur está mesmo rendendo, com aumento no número de desembarques e, principalmente, das despesas de turistas estrangeiros, em mais de 10% se comparado ao mesmo período de 2010. Aliás, estimativas para este ano falam em 5 milhões de turistas estrangeiros em todo o Brasil, com aumento da participação da área no PIB e dos investimentos.

E o que temos a ver com isso? Bem, o turista deve estar gastando essa diferença em algum lugar, e com certeza é onde ele encontra mais satisfação (pelo menos nós, como clientes, queremos isso!), geralmente traduzida por um atendimento diferenciado. Além disso, lembra do post sobre expectativas em relação ao turismo de eventos? Algumas redes de hoteis têm crescido ainda mais nesse setor, não só melhorando a qualidade da infra-estrutura, mas procurando formas de fidelizar ainda mais o cliente, geralmente associando ao marketing de experiência.

E isso tem tudo a ver com o atendimento na língua nativa do cliente, basta lembrar que essa experiência pelos 5 sentidos, audição inclusive, portanto o cliente não passa por nenhum estresse, ao conseguir o atendimento imediato em situações às vezes inesperadas em sua hospedagem, além de estar mais à vontade para aproveitar as outras sensações - e otimizar a experiência -  ao ser atendido na própria língua.

Agora, a questão é: quem vai aproveitar primeiro? A preparação é agora!

Nenhum comentário: