27 maio, 2011

Delícias Florianopolitanas... Para todos?

Em primeiro lugar, as boas notícias: ainda dá para aproveitar, pois este é o último final de semana do Festival Brasil Sabor! Não sabe o que é?


Agora, as notícias para pensar: se Florianópolis já se consolidou como roteiro gastronômico nacional, que tal alçar voos mais altos? Mais uma vez, 


"Festival Brasil Sabor, realizado pela Abrasel, oferecerá ao público, pratos com 50% de desconto. A cidade de Florianópolis está consolidada no turismo gastronômico nacional. A capital receberá nos dias 28 de abril a 29 de maio o Festival Brasil Sabor, evento que acontece simultaneamente em todo território nacional. Durante 30 dias de evento, todos os restaurantes associados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), disponibilizarão um prato especial com 50% de desconto. 
O festival Brasil Sabor, realizado pela Abrasel, é o maior do mundo na categoria gastronomia. Durante o evento, 700 garçons estarão com o avental do Brasil Sabor, espalhados pelos bares e restaurante de Florianópolis. (...) Os estabelecimentos participantes oferecerão ao público, a preços diferenciados, durante todo o período do Festival, um prato específico para o evento, que melhor represente a “Comida do Lugar” levando em consideração a especialidade da casa, as características e tradições de cada região. Os pratos são servidos nos próprios restaurantes conforme os horários de funcionamento de cada estabelecimento."
fonte: FloripAmanhã 25/04

Agora, as notícias para pensar: se Florianópolis já se consolidou como roteiro gastronômico nacional, que tal alçar voos mais altos?

"O dossiê do projeto “Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia” já está nas mãos dos representantes da UNESCO, em Paris. O documento traduzido para o inglês foi recebido na segunda-feira (09/05), e, no mesmo dia, a entidade respondeu informando que a resposta sobre a candidatura de Florianópolis como integrante da Rede Mundial de Cidades Criativas - categoria gastronomia virá em junho. (...)
o documento entregue à UNESCO abrange a Gastronomia em Florianópolis e sua região de influência, abordando o patrimônio histórico-cultural da gastronomia; a infra-estrutura e a característica da culinária existente; os principais insumos locais e regionais; os modos de fazer; os saberes e formas de expressão cultural; estudos e projetos; festivais gastronômicos; plano de capacitação; potencial de divulgação e aspectos ligados ao respeito pelo meio ambiente.
Os resultados visados pelo Projeto Cidade da Gastronomia são o incremento do turismo qualificado, incentivo à formação especializada, produção de novos artefatos de suporte e agregação de valor à gastronomia local, gerando novas possibilidades de negócios com intercâmbios nos diversos segmentos e contribuindo assim para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da cidade."
Fonte: FloripAmanhã 11/05

Alguém falou em capacitação aí? E desenvolvimento sócio-econômico e cultural?

Só para situar exatamente, a Unesco é a Organização das Nações  Unidas para a Eduacação, a Ciência e a Cultura, e é responsável, entre outras coisas, por "proteger" riquezas para o bem da humanidade: locais naturais ou construídos, por exemplo, ou tradições culturais. 
Com a refeição gastronômica, a França passa, assim, a contar com nove tradições culturais inscritas na lista da UNESCO
Credits: Yuri Arcurs - Fotolia
refeição gastronômica à moda francesa inaugura a lista de tradições culinárias rotuladas em 2010 pelo comitê intergovernamental da UNESCO para a salvaguarda do patrimônio imaterial da humanidade, reunido em Nairóbi, Quênia. A dieta mediterrânea, a culinária tradicional do México e o pão de mel croata também conquistaram esse registro.
Mais uma vez, o vento sopra na direção do crescimento de todos por meio do desenvolvimento de cada um. E nisso nós podemos ajudar!

Nenhum comentário: