22 fevereiro, 2011

Evolução das línguas modernas

Pesquisando para o blog, encontrei uma data digna de ser comemorada: 21/02, DIA DA LÍNGUA MATERNA. Estamos tão acostumados a falar e ouvir "nela" que não nos damos conta de diversos fatores políticos e culturais que ela carrega e, pior, nem damos importância. Outro dia, ouvi na voz do Brasil que serão catalogados diversas línguas indígenas para que possam ser preservadas e, mais que isso, ensinadas e realmente utilizadas, como já vem acontecendo em algumas cidades das regiões Norte e Centro-Oeste. E pensar que, durante a evolução do português brasileiro, tantas palavras desses idiomas foram incorporadas, enriquecendo-o, para depois serem esquecidos!

Por falar sobre evolução e o inglês, sem entrar na questão de estrangeirismos, a British Library ainda está apresentando a exposição de inverno cujo tema é a língua inglesa, desde seu desenvolvimento até os diferentes dialetos e sotaques mundo afora. Além de passar por séculos de história, ao final os visitantes podem gravar suas vozes para linguistas estudarem a língua no início do século XXI; e não só britânicos, pois gravações serão feitas em diversas partes do mundo. Por outro lado, vale lembrar que, na língua inglesa, sotaques variados muitas vezes trazem embutidas diferenças de classes sociais, não necessariamente de culturas regionais ou países diversos.

É por isso que, mais que vocabulário e verbos, deve-se estudar a cultura de um povo. Mais ou menos como chamar um visitante britânico pelo primeiro nome: que gafe, não?! Por outro lado, saber se comunicar apropriadamente no seu idioma nativo é fundamental, principalmente no âmbito profissional... Quem sabe não sai daí um workshop de Português, somando-se aos de Inglês e Espanhol?

Thanks JR3 for the great pic.

Nenhum comentário: