14 abril, 2011

Desenvolvimento na Meritocracia

Há um tempo (três anos e pouco, para ser mais 'exata'), li uma reportagem muito interessante na seção Páginas Amarelas da revista Veja (ed.2035, novembro/ 2007) sobre a reforma realizada na educação pública de Nova York. Quando perguntado sobre as medidas mais eficazes, o então Secretário de Educação afirmou:

"De saída, concluímos que não dá para ter bom ensino sem reunir na escola um grupo de profissionais obcecados por acertar".

Por outro lado, ele foi realista ao afirmar que isso só poderia acontecer quando estes mesmos profissionais fossem reconhecidos, como acontece na iniciativa privada. Sem querer começar aqui discussões sobre salas de aula lotadas, falta de segurança e participação dos pais e currículo ultrapassado, fatos mais que sabidos e vivenciados pelos professores também em terras tupiniquims, para os questionadores ficava a pergunta: vale a pena implantar a meritocracia, ou seja, o hábito de premiar os melhores, tanto entre alunos quanto professores? Ou, nesta era da tecnologia da informação, vale mais investir na autonomia do estudante?

Claro que a questão da autonomia é imprescindível, e a busca continuada por desenvolvimento profissional e pessoal. Na semana passada, porém, um artigo do site Administradores refletiu sobre a presença do professor de forma muito positiva: comparando-os a gestores - gerentes e líderes - de uma organização., que têm como objetivo extrair e dividir o melhor de cada um, sempre. Vejam o que o autor diz:

"Anos de análise mostraram uma conclusão quase óbvia: O principal responsável pelo desempenho dos alunos, o agente que realmente faz a diferença no processo é, pasmem, o professor. O que impressiona é justamente a diferença que um bom professor faz. Professores medíocres cobrem em média 60% do conteúdo, ao passo que os acima da média conseguem cobrir até 150% do planejado."

Conclusão quase óbvia, mas de impacto surpreendente, pois mostra que está chegando a hora dos docentes por aqui definirem suas vidas profissionais. Mesmo que não haja um sistema que premia com bônis e viagens os melhores resultados em termos de aprendizagem, você quer ser (ou quer ter um profesor que seja) só mais um, o menos pior ou alguém que realmente faz a diferença?




We are never gonna have great schools without great teachers

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